Foto: Josué Torquato
O Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes está, regularmente, promovendo ações voltadas para a coleta de sangue entre doadores do município a fim de manter o estoque disponível nas suas dependências, no Hospital Ferreira Machado, capaz de suprir as necessidades. A Unidade Móvel está sempre presente em vários pontos da cidade e ainda em municípios vizinhos a fim de aumentar as chances de se reunir o maior número possível de doadores.

O Hemocentro Regional de Campos é o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios. A demanda no Hemocentro Regional envolve todos os tipos sanguíneos e em especial, os de fator Rh Negativo como o “O” e “A”.

Hoje (17), os trabalhos de coleta de sangue estavam previstos para acontecerem, pela Unidade Móvel, na área da Pelinca e adjacências, com os serviços de recebimento de doadores em frente à Santa Casa de Misericórdia. Porém, devido a problemas causados por pane no ar condicionado interno, impossibilitando uma boa qualidade no atendimento aos doadores e ainda no processo de manutenção das bolsas de sangue ali recolhidas, houve a decisão, por parte da equipe da unidade,  de se interromper o serviço e encaminhar os demais que se dirigiram à Unidade, para o Hospital Ferreira Machado a fim de efetuarem o procedimento com mais segurança.

Foto: Josué Torquato

- A equipe trabalha com boa vontade mas também temos que conservar a integridade física dos doadores -, atestou uma das integrantes da equipe que atua na Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional, Camila Gomes.
O encaminhamento desses doadores que compareceram à unidade fixada na manhã desta quinta-feira diante da Santa Casa foi feito para o Hemocentro, situado no HFM e que funciona diariamente das 7h às 18h. O endereço é Rua Rocha Leão, nº 2, bairro Caju.

Para doar
O ato de doar sangue é simples, indolor e que se multiplica a partir do sangue coletado, podendo atender à várias pessoas ao mesmo tempo. Portando documentos pessoais, o doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso superior a 50 Kg e idade entre os 16 e 69 anos. Não há necessidade de estar em jejum mas não deve ter ingerido, nas últimas três horas , alimentos contendo teores de gordura com embutidos. Os menores de 18 anos que quiserem doar podem fazê-lo mediante o acompanhamento de um responsável legal.


Por Elenice Costa

Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

Visão aérea da BPRv nas estradas estaduais durante Semana Santa

BPRv: Operação Semana Santa na Região com apoio aéreo nas Rodovias Estaduais Foto: BPRv                                                 ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.