Possível manifestação de escorpião Tityus serrulatus preocupa moradores de Cardoso Moreira
A pessoa picada terá que ser levada imediatamente para Itaperuna ou Campos, já que em Cardoso Moreira não possuiu o Soro antiescorpiônico. O município ainda não se pronunciou sobre as denúncias protocolada da população.
Fotos: Sandra Santos |
Segundo Marinilda, ela chegou a procurar e comunicou na Prefeitura, e na secretaria de saúde a possível infestação dos escorpiões protocolando documento no último dia 20. "Prometeram que providências seriam tomadas mas, até está terça-feira (02/04), nada foi feito por parte das autoridades competentes municipais. Uma moradora já foi picada pelo escorpião.
O JN Notícias em Foco tentou falar com a vigilância sanitária de Cardoso Moreira mas, não obteve resposta.
a atendente por telefone declarou que não tinha conhecimento do fato.
De acordo com o médico Silvio Pessanha, no caso de picada de escorpião, a principal medida a ser tomada é a limpeza de terrenos baldios. Muitas vezes em quintais com acúmulo de entulhos pode ser propicio para a infestação.
Já que as autoridades ainda não se pronunciaram, a dica do médico é que os moradores tomem medidas preventivas, dentre elas, fazer limpeza do quintal e para evitar que os escorpiões entrem nas casas, vendando as soleiras das portas e colocando telas nos ralos.", orientou o médico.
Se os escorpiões encontrados em Cardoso Moreira forem de fato os Tityus serrulatus é a principal que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
A maior preocupação dos cardosenses é que a pessoa picada terá que ser levada imediatamente para Itaperuma ou Campos, já que em Cardoso Moreira não possuiu o Soro antiescorpiônico. Em menos de dois meses mais de dez aracnídeo já foram encontrados pela população.
A nossa equipe continuará tentando ouvir as declarações do município. Mais informações a qualquer momento.
Por: Sandra Santos
Postar um comentário:
0 comments:
Obrigado Por Participar!