"Não me enquadre, sou uma arte sem moldura"
Uma oficina realizada com os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, Dr.João Batista de Araújo Gomes
A exposição de máscaras, intitulada "Não me enquadre, sou uma arte sem moldura", é o resultado do Grupo PERFIS, uma oficina realizada com os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, Dr.João Batista de Araújo Gomes, que usa a arte para desconstruir os esteriótipos e proporcionar a liberdade, a autonomia e o cuidado.
No grupo trabalhamos na perspectiva do não enquadramento de perfis, pois somos múltiplos e diversos. Procuramos desenvolver com esse trabalho a livre expressão, o fortalecimento de vínculos entre os participantes e assim conhecer e trabalhar nas múltiplas necessidades dos usuários, promovendo a integralidade e singularidade do cuidado.
As obras que compõem essa exposição foram pintadas de forma livre, pautada na imaginação e criatividade de cada participante.
Algumas vezes foi possível perceber o peso dos esteriótipos de incapacidade, de inabilidade de produzir o que é bom, o que é belo, que travaram, por vezes, os participantes com medo de errar, de não ficar bonito. E cada vez que essa insegurança era demonstrada, ainda mais eram incentivados a arriscar, a compreenderem que o belo é relativo e que a arte fica mais completa na imperfeição.
E foi assim, entre conversas encorajadoras e pinceladas que conquistamos a melhora da auto-estima, intensificamos os vínculos, observamos questões à serem cuidadas e por fim,
desconstruímos um pouco a moldura que muitos exigem e insistem em querer nos enquadrar.
Então, diremos novamente, agora em tom ativo de resistência: Não me enquadre! SOU UMA ARTE SEM MOLDURA!
Postar um comentário:
0 comments:
Obrigado Por Participar!