Home
Campos
Saúde
Hemocentro deixa de realizar cirurgias por falta de sangue em estoque
|
Foto: Divulgação |
O Hemocentro Regional instalado dentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, fez a suspensão das denominadas cirurgias eletivas, ou seja, são cirurgias cujas datas são marcadas previamente. A razão disto é que o estoque de sangue dentro daquele setor está reduzido para atender toda a demanda existente dentro daquela unidade hospitalar e em várias outras do município. Somente, por enquanto, o procedimento cirúrgico está sendo feito nos casos de emergência – quando o paciente corre risco de vida.
A solicitação de que haja a procura do hemocentro para futuras doações tanto dos que já realizam este procedimento quanto novos doadores, está sendo feita a fim de manter o estoque regulador de bolsas de sangue a contento. Hoje, por exemplo (sábado, dia 19), aquele setor público está funcionando desde às 7h e vai esta aberto à população até às 18h.Aos domingos e feriados o mesmo acontece. Para doadores de outras cidades, a informação de como acharem o Hemocentro Regional é se dirigirem ao Hospital Ferreira Machado, instalado à Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju e lá se informarem quanto o exato posicionamento, dentro de suas dependências, do Banco de Sangue.
|
Foto: Divulgação/ eshoje.jor.br |
Preocupante
O gerente administrativo do Hemocentro Regional de Campos, Luciano Costa, mostrou-se preocupado com a situação atual daquele setor que atende uma demanda de 25 unidades hospitalares e as doações devem somar, diariamente, 70 fazendo com que haja um estoque suficiente:
– Nossa unidade tem estado cada vez mais vazia e isso nos assusta neste período de verão. Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos e por isso apelamos para que a população se solidarize e se conscientize para nos ajudar a salvar vidas. Infelizmente, não podemos produzir sangue de outra forma que não seja através da doação. Por isso, fazemos esse alerta – atestou Luciano.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Qual a diferença entre Emergência, Urgência e Cirurgia Eletiva?
A falta de conhecimento a respeito destes termos também têm provocado dúvidas e causando transtornos quando familiares são informados a respeito das prioridades quando o estoque de sangue num hemocentro está baixo e é preciso selecionar os casos de maior necessidade. Abaixo, buscamos esclarecer estas expressões utilizadas no meio médico.
Cirurgia Eletiva
É aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde de saúde do paciente.
Situação de Emergência
É considerada uma emergência quando o paciente corre risco de vida. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.
Situação de Urgência
É considerado um quadro de urgência quando o paciente apresenta um quadro grave e exige uma intervenção médica de imediato. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”.
Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista que as situações de emergência (com risco de vida).
Fonte: medicinadacoluna.com.br
| Notícia em Destaque |
BPRv: Operação Semana Santa na Região com apoio aéreo nas Rodovias Estaduais Foto: BPRv ...
Postar um comentário:
0 comments:
Obrigado Por Participar!