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A evasão escolar nos estabelecimentos de ensino em todo o Brasil é um dado preocupante e mediante uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), este quadro tenderá a ser sanado. Com o auxílio dos Conselhos Tutelares, o monitoramento de alunos passará a ser feito a partir da constatação de que há um percentual acima dos 30% em faltas. Antes, a medida era obrigatória para quando estudantes atingissem mais de 50% de faltas.
A tentativa a partir dessa alteração na LDB vai buscar minimizar os índices de evasão escolar e, consequentemente, reduzir a distorção de idade-série que é quando o aluno apresenta defasagem no nível de ensino que deveria estar em relação à sua idade. Um levantamento do governo federal sobre evasão escolar indica que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio, respectivamente, abandonaram os estudos entre os anos de 2014 e 2015.
Ainda de acordo com a análise, o 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%; seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,7%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11% do total de alunos nessa etapa de ensino. Com suas ausências nas salas de aula, os alunos têm maior dificuldade no acompanhamento da grade curricular.
A Unicef avaliou que no Brasil, sete milhões de estudantes têm dois ou mais anos de atraso escolar.Já por meio de um levantamento realizado pelo governo federal, constatou-se que a questão da evasão escolar registra 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e na 2ª série , respectivamente, que abandonaram os estudos regulares entre os anos de 2014 e 2015 e essa defasagem no aprendizado é considerado um dos maiores desafios entre 51% dos professores entrevistados em pesquisa do Ibope no ano de 2016..
Fonte: G1
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